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Nossa História

O Início

O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo. Goldberger deslumbrou-se com a enorme dimensão territorial do Brasil e acreditava que podia colaborar com o nosso crescimento interligando o país por meio da comunicação que, naquela época, era representada pelo rádio. De uma ideia um tanto romântica nasceu o primeiro curso a distância, composto por algumas apostilas e um kit. No final, era possível construir um modesto rádio caseiro. A iniciativa de Goldberger cresceu até que, em outubro de 1939, o Instituto Radiotécnico Monitor foi fundado criando, a partir daí, diversos cursos profissionalizantes. Todo o trabalho era realizado por correspondência, inclusive a correção das tarefas encaminhadas aos alunos como forma de medir o aproveitamento no curso. Na década de 50 o método já era difundido e copiado por diversas escolas, e o país crescia aceleradamente. O Instituto Monitor, como ficou conhecido, também propiciou uma abrangente área de influência em seu entorno. A necessidade de válvulas, painéis e componentes em geral utilizados na construção e conserto de rádios, transformou a região da Santa Efigênia, em São Paulo, em um grande polo referência de comércio e distribuição de peças de eletrônica na grande metrópole, sendo assim até os dias de hoje. Ao longo dessa história, mais de 5 milhões de alunos já se matricularam no Instituto Monitor. Atualmente, são mais de 80 mil alunos espalhados em todo o Brasil, aprendendo uma nova profissão. O Instituto Monitor passou por muitas mudanças e adaptações para se adequar aos novos tempos, e continuar oferecendo aos seus alunos o que há de melhor e mais moderno em educação.

Livro histórico do Instituto Monitor

Um retorno no tempo é o que proporciona o livro “Instituto Monitor: memórias do ensino a distância no Brasil". A obra relata o surgimento da primeira iniciativa bem-sucedida no Brasil em educação a distância: o Instituto Monitor, fundado em 1939 pelo húngaro Nicolás Goldberger. O imigrante nascido em Cégled, cidade distante a 70 quilômetros da capital Budapeste, chegou ao Brasil na década de 30 com a esposa, Iolanda Goldberger. O casal deu início ao, na época, Instituto Rádiotécnico Monitor como uma forma de captar um maior número de alunos e atender a regiões distantes e carentes de ensino. O livro histórico é resultado de ampla pesquisa feita pela instituição, que buscou nos mais importantes arquivos o retrato de sua trajetória e da modalidade que mais cresce no país. Trata-se de um trabalho ímpar, com fotos antigas e depoimentos de familiares de Golberger, ex-alunos, professores e colaboradores, além de materiais publicitários. O prefácio é escrito por Cláudio de Moura Castro, articulista da revista Veja, economista e mestre em educação. Ele relata sua experiência ao estudar o curso de Radiotécnico do Instituto Monitor, na década de 50, que o incentivou a abrir seu próprio negócio. A história do Instituto Monitor é retratada sob os acontecimentos políticos e culturais que certamente influenciaram no seu desenvolvimento e no da região onde estava localizado – bairro de Santa Ifigênia. “Instituto Monitor: memórias do ensino a distância no Brasil” em comemoração ao aniversário de 67 anos da instituição.

O Instituto Monitor do Século XXI

Hoje o Instituto Monitor possui 3 unidades educacionais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A sua matriz em São Paulo ocupa um edifício, sede própria, de 12 andares com 6.500m² de área disponível. As outras unidades possuem recursos adequados para prestar o melhor atendimento aos alunos e, todas elas são interligadas pela internet por um grupo de servidores o que permite que as informações sobre cursos, notas e outras necessidades sejam imediatamente atualizadas e acessadas, 24 horas por dia, facilmente em qualquer lugar, inclusive pelos próprios alunos.

ASSOCIAÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DO INSTITUTO MONITOR

Todos os alunos são automaticamente inscritos na Associação de Alunos e Ex-Alunos do Instituto Monitor. O objetivo desta associação é defender os interesses de alunos e ex-alunos junto ao mercado de trabalho, e também mantê-los sempre atualizados sobre lançamentos, ofertas especiais, promoções da instituição e de empresas parceiras, além de novidades sobre a sua carreira.

CREDENCIAMENTOS E AUTORIZAÇÕES DE CURSOS

  • Em São Paulo o Instituto Monitor é instituição regularmente credenciada para ministrar educação a distância, autorizada a funcionar pelo Processo 004/2005 do CEE-SP, Parecer 53/2011, publicado no DOE-SP de 25/02/11.
  • No Rio de Janeiro: Parecer CEE-RJ 89/2012, publicado no DOE-RJ de 22/02/2013.
  • No Paraná: Parecer 675/2008 do CEE-PR, Resolução 5068/08, publicados no DOE-PR de 22/01/2009.

Convênios

Estudando no Instituto Monitor você recebe a Carteira de Estudante gratuitamente. Em alguns cursos, a Carteira de Estudante possibilita até 50% de desconto em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos.

Convênios para Estágios

O Instituto Monitor disponibiliza para seus alunos diversas oportunidades de estágios. Confira alguns de nossos convênios:

  • Conveniados Nacionais
Agência Brasileira de Estágios – ABRE
  • Bahia
Instituto Euvaldo Lodi
  • Goiás
Instituto Euvaldo Lodi
  • Paraná
Centro de Integração Empresa-Escola – Ciee
Educação, Trabalho e Cidadania do Paraná – Educare
  • Rio de Janeiro
Fundação Movimento Universitário de
  Desenvolvimento Econômico Social – Mudes
Instituto Brasileiro Pró-Educação e Desenvolvimento – ISBET
  • Santa Catarina
Instituto Catarinense de Estágio e Assessoria – ICEA
  • São Paulo
Central de Estágios Gelre Agente de Integração Ltda.
Centro de Integração Empresa-Escola – Ciee
Centro de Oportunidades de Estágios Ltda. – CODE
Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap
Fundação Movimento Universitário de
  Desenvolvimento Econômico Social – Mudes
Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e
  Desenvolvimento – ISBET
Integrar – Talentos em Formação

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CNPJ:
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Central de Atendimento: (11) 3555-1000

atos legais de credenciamento e autorização: processo n.004/2005 e Parecer n.252/2005 do CEE-SP, publicados no DOE-SP em 30/07/2005, Processo n.39/2008 e Parecer n.675/2008 do CEE-PR de 05/11/2008. Filiado a Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Sede da Escola: Av.Rangel Pestana, 1105, Brás - São Paulo, SP - CEP 03001-000, Correspondência: Caixa Postal 1220