O Início
O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo.
Goldberger deslumbrou-se com a enorme dimensão territorial do Brasil e acreditava que podia colaborar com o nosso crescimento interligando o país por meio da comunicação que, naquela época, era representada pelo rádio. De uma ideia um tanto romântica nasceu o primeiro curso a distância, composto por algumas apostilas e um kit. No final, era possível construir um modesto rádio caseiro. A iniciativa de Goldberger cresceu até que, em outubro de 1939, o Instituto Radiotécnico Monitor foi fundado criando, a partir daí, diversos cursos profissionalizantes. Todo o trabalho era realizado por correspondência, inclusive a correção das tarefas encaminhadas aos alunos como forma de medir o aproveitamento no curso.
Na década de 50 o método já era difundido e copiado por diversas escolas, e o país crescia aceleradamente. O Instituto Monitor, como ficou conhecido, também propiciou uma abrangente área de influência em seu entorno. A necessidade de válvulas, painéis e componentes em geral utilizados na construção e conserto de rádios, transformou a região da Santa Efigênia, em São Paulo, em um grande polo referência de comércio e distribuição de peças de eletrônica na grande metrópole, sendo assim até os dias de hoje.
Ao longo dessa história, mais de 5 milhões de alunos já se matricularam no Instituto Monitor. Atualmente, são mais de 80 mil alunos espalhados em todo o Brasil, aprendendo uma nova profissão. O Instituto Monitor passou por muitas mudanças e adaptações para se adequar aos novos tempos, e continuar oferecendo aos seus alunos o que há de melhor e mais moderno em educação.
Livro histórico do Instituto Monitor
Um retorno no tempo é o que proporciona o livro “Instituto Monitor: memórias do ensino a distância no Brasil". A obra relata o surgimento da primeira iniciativa bem-sucedida no Brasil em educação a distância: o Instituto Monitor, fundado em 1939 pelo húngaro Nicolás Goldberger.
O imigrante nascido em Cégled, cidade distante a 70 quilômetros da capital Budapeste, chegou ao Brasil na década de 30 com a esposa, Iolanda Goldberger. O casal deu início ao, na época, Instituto Rádiotécnico Monitor como uma forma de captar um maior número de alunos e atender a regiões distantes e carentes de ensino.
O livro histórico é resultado de ampla pesquisa feita pela instituição, que buscou nos mais importantes arquivos o retrato de sua trajetória e da modalidade que mais cresce no país. Trata-se de um trabalho ímpar, com fotos antigas e depoimentos de familiares de Golberger, ex-alunos, professores e colaboradores, além de materiais publicitários.
O prefácio é escrito por Cláudio de Moura Castro, articulista da revista Veja, economista e mestre em educação. Ele relata sua experiência ao estudar o curso de Radiotécnico do Instituto Monitor, na década de 50, que o incentivou a abrir seu próprio negócio.
A história do Instituto Monitor é retratada sob os acontecimentos políticos e culturais que certamente influenciaram no seu desenvolvimento e no da região onde estava localizado – bairro de Santa Ifigênia. “Instituto Monitor: memórias do ensino a distância no Brasil” em comemoração ao aniversário de 67 anos da instituição.
O Instituto Monitor do Século XXI
Hoje o Instituto Monitor possui 3 unidades educacionais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A sua
matriz em São Paulo ocupa um edifício, sede própria, de 12 andares com 6.500m² de área disponível. As outras unidades
possuem recursos adequados para prestar o melhor atendimento aos alunos e, todas elas são interligadas pela internet
por um grupo de servidores o que permite que as informações sobre cursos, notas e outras necessidades sejam
imediatamente atualizadas e acessadas, 24 horas por dia, facilmente em qualquer lugar, inclusive pelos próprios alunos.
ASSOCIAÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DO INSTITUTO MONITOR
Todos os alunos são automaticamente inscritos na Associação de Alunos e Ex-Alunos do Instituto Monitor. O objetivo desta associação é defender os interesses de alunos e ex-alunos junto ao mercado de trabalho, e também mantê-los sempre atualizados sobre lançamentos, ofertas especiais, promoções da instituição e de empresas parceiras, além de novidades sobre a sua carreira.
CREDENCIAMENTOS E AUTORIZAÇÕES DE CURSOS
- Em São Paulo o Instituto Monitor é instituição regularmente credenciada para ministrar educação a distância, autorizada a funcionar pelo Processo 004/2005 do CEE-SP, Parecer 53/2011, publicado no DOE-SP de 25/02/11.
- No Rio de Janeiro: Parecer CEE-RJ 89/2012, publicado no DOE-RJ de 22/02/2013.
- No Paraná: Parecer 675/2008 do CEE-PR, Resolução 5068/08, publicados no DOE-PR de 22/01/2009.