1 2 3

Mercado de Trabalho

Desde a idade média a chave já era tida como segurança das casas. Quem nunca perdeu uma chave de casa? E para se tornar um bom chaveiro é necessário se especializar.

Fazer cópias é o serviço mais básico para o Chaveiro e o feijão com arroz da profissão precisa ser feito com muito capricho. A profissão evoluiu junto com o mercado, que em nome da segurança oferece uma infinidade de produtos. Hoje as fechaduras tem até senha. As chaves de carro também mudaram, são codificadas, tem chips embutidos.

Saiba mais sobre o Curso de Chaveiro do Instituto Monitor

Perfil Profissional

O Chaveiro é um profissional que tem que ser muito responsável para merecer a confiança dos clientes, e estar disponível a qualquer hora do dia ou da noite para atender os chamados. O chaveiro é um artesão a serviço do nosso descuido ou esquecimento.

Mas só ter as ferramentas certas e habilidade não bastam, a profissão exige muito comprometimento: quando o cliente está precisando fazer uma chave, ele pode estar dando a chave da casa dele para que você preste a manutenção. Isso significa que o profissional de Chaveiro deve saber passar ao cliente muita confiança.

O importante para escolher um curso de Chaveiro é verificar que escolas como o Instituto Monitor tem uma licença junto a Secretaria Estadual de Educação que permitem ministrar este curso.

Competências

O curso do Instituto Monitor pode ser presencial ou a distância e em ambos casos busca a prática como método de aprendizado. O curso não foca apenas como fazer a parte técnica de como fazer a chave ou como consertar uma porta, mas foca também como atender bem o cliente e como gerenciar o próprio negócio.

Área de Atuação

Aos poucos o mercado abre as portas também pra mulheres. O chaveiro pode abrir o próprio negócio e trabalhar por conta, ganhando uma renda extra, trabalhar como empregado ou prestar serviços para seguradoras e empresas de transporte. Mas o mercado de serviços está muito aquecido e ele poderá encontrar emprego facilmente em uma seguradora ou empresas de que ofereçam serviços deste tipo aos seus associados, como é o caso de operadoras de cartão de crédito.

Remuneração

A renda pode ser boa, mas depende da dedicação de cada um. A profissão não é regulamentada, por isso não existe um piso salarial estabelecido. Existem chaveiros que faturam R$ 1.500,00 por mês e existem chaveiros que faturam R$ 1.500,00 por dia. A diferença entre eles é a dedicação. Por isso, quem pretende trabalhar no ramo precisa estar disponível para atender ao chamado dos clientes a qualquer hora do dia ou da noite.

Tags

chaveiro, mercado de trabalho, carreira, perfil profissional, atribuições da profissão, competências, área de atuação, salários, remuneração, empregos, vagas de chaveiro

© 2010 - Todos os Direitos Reservados | Instituto Monitor
Central de Atendimento: (11) 3555-1000

atos legais de credenciamento e autorização: processo n.004/2005 e Parecer n.252/2005 do CEE-SP, publicados no DOE-SP em 30/07/2005, Processo n.39/2008 e Parecer n.675/2008 do CEE-PR de 05/11/2008. Filiado a Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Sede da Escola: Av.Rangel Pestana, 1105, Brás - São Paulo, SP - CEP 03001-000, Correspondência: Caixa Postal 1220